Emagrecimento3 min de Leitura

Porque continuamos jogando dinheiro fora com procedimentos que prometem emagrecer?

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 12/07/2017

Existem no mercado cada vez mais procedimentos estéticos que prometem emagrecimento rápido e principalmente sem muitos esforços. Cada vez mais pessoas gastam dinheiro e movimentam esse mercado, acreditando que assim irão “derreter sua gordura” ou “secar sua barriga”.

Ondas de ultrassom, baixa temperatura, injeção de gás, laser, sucção à vácuo, entre outros, todos são procedimentos que fazem essas promessas. Embora seja tentador acreditar nesse “milagre” é importante explicar que nada disso funciona. Por quê?

É essencial entendermos como nosso corpo funciona e como é o processo da oxidação (ou “queima”) de gordura.

Primeiro de tudo a gordura precisa sair do local que está armazenada e ir para a corrente sanguínea. Depois, a gordura deve ser transportada através do sangue e utilizada como fonte de energia.

A gordura somente será “queimada” se houver uma demanda energética para isso. Quando alguma célula ou tecido do nosso corpo utilizá-la como fonte de energia, através da atividade física por exemplo.

O problema dos procedimentos estéticos citados anteriormente é que eles só realizam a primeira parte do processo. Liberam a gordura para corrente sanguínea, mas não consumindo-a pois não promovem um aumento da demanda energética. Uma vez que a gordura liberada na corrente sanguínea não seja consumida, ela voltará a ser estocada no tecido adiposo.

E não, a gordura que está na corrente sanguínea não será eliminada pela urina! Simplesmente porque isso é impossível de acontecer fisiologicamente, pois as moléculas de gordura não conseguem entrar nos rins e serem excretadas pela urina.

Apesar disso, muitos irão dizer “ah, mas Fulana fez um desses procedimentos e perdeu 5 cm de cintura” ou “Ciclano fez e agora parece bem mais magro”. Então é importante explicar que esse tipo  de procedimento pode diminuir a quantidade de gordura na região onde ele foi realizado, pois a gordura dessa região, quando liberada na corrente sanguínea, não necessariamente será rearmazenada no mesmo local. Por exemplo, realizar o processo na região abdominal pode transferir a gordura dessa região para os quadris, ou pernas ou onde seu corpo decidir rearmazenar essa gordura. Você pode até perder alguns centímetros de cintura, mas você não pode dizer que emagreceu, visto que emagrecer é diminuir a quantidade de gordura total do seu corpo, e nesse caso você continuará com a mesma quantidade.

Se você ainda decidir fazer algum desses procedimentos estéticos, faça pelo motivo correto.

Se deseja somente modelar seu corpo, ou diminuir a gordura localizada de algum local especifico, essa pode ser uma opção. Se você está no peso correto e não consegue perder aquele pneuzinho que te incomoda tanto. Agora se você busca emagrecer, diminuir peso e gordura total do seu corpo, realizar um desses procedimentos será um desperdício de dinheiro. Para quem está com sobrepeso ou obesidade nada disso fará efeito algum.

Mas então o que eu devo fazer se eu desejo emagrecer? Como falamos anteriormente, a “queima” de gordura somente irá acontecer se a utilizarmos como fonte de energia. Para isso é necessário o aumento do gasto energético através do exercício físico. Portanto, não existem milagres! Não gaste seu tempo e dinheiro em estratégias que não irão dar resultado e a partir de agora fique atento: Por mais que algum processo prometa aumentar a “quebra das células de gordura”, se não houver aumento do gasto energético, essa gordura não será consumida, ela apenas irá circular pelo sangue e será armazenada novamente. E não se esqueça, para aumentar o gasto energético, nada é mais efetivo do que o exercício físico.

Deixe Seu Comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...