Mais um mito da nutrição, mas que ainda segue forte na crença de muitas pessoas. Na verdade, o consumo de Whey Protein pode até ajudar no processo de emagrecimento.
Um trabalho publicado em 2014 observou uma perda média de 3,74kg de gordura corporal quando o whey foi utilizado como substituto alimentar. Quando a suplementação foi feita em conjunto com um exercício de força, também houve um aumento médio de 2,24kg de massa magra.
O trabalho conclui que o Whey Protein é um suplemento que pode ser usado em uma dieta para perda de peso, e que combinado com o exercício de força, melhora a composição corporal.
Já não é novidade que uma dieta hiperproteica vem sendo relacionada como melhor opção para pessoas que desejam emagrecer, em dietas com restrição calórica, principalmente prevenindo a perda de massa magra e favorecendo a saciedade. O Whey Protein pode ser a fonte de proteína escolhida.
Para concluir, o que determina se você engorda ou emagrece é o o seu balanço energético ao longo dos dias e não um único alimento ou suplemento. Por tanto de nada adiantará adicionar o whey na rotina e continuar comendo mais do que gasta, pois isso levará ao ganho de peso. Por isso é sempre importante buscar orientação profissional! 😉
REFERENCIA: Paige E. Miller PhD MPH RD , Dominik D. Alexander PhD MSPH & Vanessa Perez PhD (2014) Effects of Whey Protein and Resistance Exercise on Body Composition: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials, Journal of the American College of Nutrition, 33:2, 163-175, DOI