Descasque mais e desembale menos, esse é o lema para alimentação saudável, certo? Mas será que tudo que vem em embalagens faz mal? Não da para ter nada que é industrializado na alimentação rotineira?
Para responder isso é importante saber ler rótulos! Quando a gente lê a lista de ingredientes dos produtos, conseguimos distinguir os produtos cheios de aditivos, açúcar e gorduras dos alimentos que somente passaram por um tipo de processo para aumentar sua conservação. Vamos a alguns exemplos:
Leites: Leite de caixinha, pasteurizado ou em pó – passam por processos diferentes de conservação, mas continua sendo leite, gente! Os primeiros passam por um processo térmico para esterilização e, por isso, duram mais! O leite em pó passa por um processo de desidratação, que também aumenta a sua vida de prateleira. Não é veneno, não tem nada de ruim adicionado, é leite sobre outras formas. Tem gente divulgando por aí que a único leite bom é o leite fresco recém tirado da vaca, por que os outros passam por processo industrial (?) – nem todo processo industrial é ruim para os alimentos, minha gente!
Iogurtes e queijos: leite que passou por fermentação ou coagulação, acidificação, secagem… (dependendo do tipo do queijo). Poderia ser feito em casa, nas fazendas, de forma artesanal (como antigamente) ou pode ser feito pela indústria em uma maior escala – isso não o torna ruim. Vale ler a lista de ingredientes, principalmente no caso dos iogurtes – pois existem muitas opções com açúcar, xaropes adoçantes adicionados. No geral os iogurtes naturais são as melhores opções.
Sucos integrais ou geleias (100% fruta) – Fruta concentrada, que passou por processo térmico para durar mais. São boas opções! Uma ressalva, como a fruta está bem concentrada, têm um valor calórico não tão baixo a ser considerado mesmo em uma pequena porção – então não é a melhor opção para quem busca emagrecer. Para quem busca refeições mais calóricas, são excelentes opções.
Barrinhas de nuts ou de frutas – viu a lista de ingredientes e o produto só tem frutas e castanhas? Ótimo! Nada de ruim adicionado. Seria a mesma coisa que levar um mix de frutas secas e castanhas na bolsa.
Biscoito de arroz integral – Já leu a lista de ingredientes desse produto? Somente arroz integral na composição. São ótimas opções para substituir as bolachas de água e sal, ou as integrais e afins – que são ricas em farinha refinada, gordura vegetal e açúcar.
Vegetais e frutas congelados – É o alimento integro que só foi congelado, nada de ruim adicionado. Boa opção para quem não consegue fazer a feira com a frequência adequada sempre ter vegetais e frutas na geladeira.
Mostarda, tomate pelado em lata, manteiga, atum enlatado, macarrão integral, cacau em pó 100%… são diversos os produtos que vem em embalagens e que podem fazer parte de uma alimentação saudável. Quando a gente considera a sustentabilidade, talvez não sejam as melhores opções, mas pensando em acesso e praticidade esses alimentos ajudam bastante. O segredo? Equilíbrio SEMPRE e SEMPRE leia os ingredientes que assim você sabe escolher melhor e consegue fugir do terrorismo tão espalhado por aí 😉