Quando tomar hipercalórico?

Hipercalórico é um suplemento bem comum e também bastante usado para o ganho de massa magra, principalmente por aquelas pessoas que acreditam que tem dificuldade para isso, com o perfil mais magrinhas. Mas quando tomar hipercalórico é interessante? Funciona?

O que é Hipercalórico?

Como o próprio nome diz, o suplemento hipercalórico tem uma grande quantidade de calorias, de forma concentrada.

Pode ser encontrado em diversas composições, normalmente com uma grande quantidade de carboidratos, um pouco de proteína e um pouco de gordura.

O porém: normalmente é composto por ingredientes de qualidade “inferior”.  O carboidrato é maltodextrina, ou outro tipo de açúcar que é barato para a indústria.  O Whey pode ser a fonte de proteína escolhida, mas normalmente acompanha colágeno, albumina… Proteínas mais baratas. E quanto tem gordura, é alguma gordura vegetal processada.

Vale a pena tomar Hipercalórico?

Depende. O resultado vai variar dependendo da alimentação. Se você consegue atingir a ingestão calórica recomendada através da alimentação. Não, o suplemento não irá ajudar. Pelo contrário, pode levar ao ganho de gordura corporal pois contribuirá para um excesso calórico.

Agora se você come a menos do que deveria comer, o hipercalórico pode te ajudar a atingir o consumo calórico recomendado para o ganho de massa magra! O problema, nesse caso, é que ele não e necessário. Seria mais interessante corrigir a dieta, tentar comer mais e bater esse total calórico recomendado.

Se você não consegue comer o tanto que precisa, ainda sim poderia ser mais interessante fazer um hipercalórico “caseiro”. Para aumentar o carboidrato podemos incluir mel, aveia, frutas secas… carboidratos concentrados e de qualidade muito melhor que a maltodextrina.

Para aumentar gordura, açaí natural, abacate, castanhas, pasta de amendoim… Gorduras mais saudáveis, com certeza! E para atingir a proteína, podemos usar o Whey, suplemento já discutido por aqui 😉

Conclusão

Não é que tomar hipercalórico não funciona, o problema é que conseguimos fazer a mesma função que ele promete corrigindo a dieta de uma forma muito mais saudável! Basta incluir alimentos naturais calóricos na rotina.

Lembrando que para isso é necessário saber o quanto de calorias se deve aumentar, pois errando nessa conta o excesso calórico pode levar ao ganho de gordura corporal e não massa magra!