Deu início a uma rotina de treinos mais intensa, resolve complementar a alimentação com um suplemento proteico. Mas como escolher o melhor Whey Protein? Concentrado, isolado, hidrolisado… qual o melhor? Com tanta diferença de preço, é preciso fazer a decisão correta para não desperdiçar dinheiro.
Tipos de Whey Protein.
A Whey Protein pode ser encontrada na forma concentrada, isolada e hidrolisada. Elas se diferem pela sua produção, concentração de proteínas e outros nutrientes.
A Whey Concentrada tem aproximadamente 80% de proteína em sua composição, ainda mantendo quantidades de carboidratos, como a lactose, em sua composição.
A Whey Isolada é feita a partir da concentrada, onde se removem a lactose e outros compostos, “isolando” as proteínas. Normalmente apresenta mais de 90% de proteína em sua composição.
Já a Whey Hidrolisada pode ser feita a partir da Whey Concentrada ou da Isolada. Ela manterá os nutrientes dessas versões, porém a proteína que ela contém virá fracionada. Como se tivesse passado por uma “pré digestão”, o que em tese aumentaria sua velocidade de absorção.
Concentrada x Isolada
Como a isolada tem mais proteína na porção e menor quantidade de carboidratos, muitos pensam que essa é a versão a ser escolhida, mas não é isso que os estudos mostram. Na verdade eles mostram resultados muito semelhantes com a suplementação das duas formas de whey, portanto não vale a pena gastar a mais (quase o dobro do preço) por um whey que entregará os mesmos resultados certo?
Única população que se beneficiaria dessa escolha seriam os intolerantes severos a lactose.
Mas e a maior quantidade de carboidrato e menor quantidade de proteína? Basta ajustar a quantidade desses nutrientes na dieta como um todo!
E a hidrolisada?
Novamente somente na teoria que esse suplemento traria vantagens. Na prática, isso não ocorre. Como a Whey Concentrada já tem uma ótima velocidade de absorção, que por sua vez já consegue elevar nossa taxa de síntese proteica ao máximo, essa pequena velocidade de absorção maior da hidrolisada não resulta em melhoras em hipertrofia e síntese proteica. Pois como aumentaria um efeito que já atingiu o máximo?
Dessa forma, não vale a pena mesmo gastar com um suplemento que pode custar até 3x mais do que a Whey Concentrada.
Conclusão
Se não é intolerante a lactose, não vale o custo investir nela. Portanto a Whey Concentrada continua tendo o melhor custo benefício, já entregando os resultados máximos com um menor investimento financeiro.
Lembrando que somente incluir Whey no seu dia alimentar, pode não resultar em ganho de massa magra. O consumo proteico diário como um todo é o mais importante. Para saber mais leia o post: 13 dicas sobre o consumo de proteínas.