Proteína antes de dormir?
O treinamento de força estimula a síntese proteica muscular, por isso é o tipo de exercício escolhido quando o objetivo é hipertrofia. Alguns fatores nutricionais podem modular essa síntese proteica pós exercício, como a quantidade de proteína total da dieta, o tipo de proteína, o horário e a distribuição dessa proteína ao longo do dia.
Durante a noite, enquanto dormimos, essa taxa de síntese proteica muscular é baixa. Uma estratégia válida para otimizar a síntese proteica nesse horário é consumir proteína longo antes de dormir.
Um trabalho publicado na revista Nutrientes em 2016, conclui que utilizar uma dose de 40g de proteína antes de dormir aliado ao treinamento de força pode otimizar as adaptações a esse treinamento, aumentando a taxa de síntese proteica muscular em até 22% durante o sono.
O trabalho sugere diversas fontes de proteína como opção como carne, frango, ovos, ou suplemento proteico como a caseína.
Ainda segundo o autor do artigo, essa estratégia é válida tanto para atletas e praticantes de atividade física visando melhora da composição corporal, como para idosos na prevenção da perda de massa magra.
E aí, já sabia dessa estratégia? Você consome proteína nesse horário?
Lembrando que não adianta nada incluir proteína nesse horário se o total de proteína e a dieta como um todo não estiver ajustada e também se o treino de força não estiver sendo bem planejado, por isso procure sempre bons profissionais para