Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma isolada, em fórmulas de manipulação ou até mesmo compõe alguns suplementos indicados como pré treino. Mas será que ela funciona?
A teoria:
A arginina é precursora do Óxido Nítrico, um importante vasodilatador.
Por isso, supõe-se que quanto mais arginina mais óxido nítrico, o que levaria a uma maior vasodilatação. Essa vasodilatação contribuiria para que um maior aporte de sangue, e com ele oxigênio e nutrientes, chegasse ao músculo durante o exercício físico. O que poderia levar a uma melhora de performance.
A realidade:
Embora pareça lógico – quanto mais arginina mais óxido nítrico – isso não é verdade. Nenhum estudo que suplementou arginina conseguiu comprovar esse efeito. Nem de aumento do óxido nítrico, nem de aumento na vasodilatação nem de ganho de desempenho. Ou seja, suplementar esses aminoácidos não tem função nenhuma!
Nosso corpo não tem uma única via. A arginina pode ser direcionada para outras reações, não só para a produção de óxido nítrico. E o que consumimos dela através da alimentação, já é suficiente para ter a via de produção de óxido nítrico regulada 😉
Então agora você já sabe, quando alguém perguntar para que serve arginina, você pode responder: Ela é é precursora do óxido nítrico, porém suplementa-la não aumenta sua produção 😉
Mas isso não significa que nenhum suplemento tem a capacidade de aumentar a produção de óxido nítrico. No próximo post falarei sobre nitrato, um suplemento que pode sim fazer a diferença. Acompanhe!