Continuando a série de posts sobre suplementos, hoje o post é sobre um dos mais questionados por aqui: o BCAA. De longe um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física, principalmente os envolvidos com treino de força. Mas em consultórios, na academia sempre surge a dúvida: Nutri, BCAA funciona?
O BCAA é formado pela isoleucina, valina e leucina, aminoácidos essenciais presentes em abundância em nossas proteínas musculares. A leucina também é conhecida por desempenhar um importante papel na ativação de síntese proteica, via ativação de M-TOR (principal eixo metabólico pelo qual a hipertrofia ocorre).
Nossa nutri, então o BCAA é ótimo para hipertrofia né?
CALMA LÁ! Após descobrirem a função dos BCAAs, a maioria das pessoas chega nessa conclusão. O PORÉM desse caso que não te falam é que todas as proteínas de boa qualidade de nossa dieta (ovos, carnes, laticínios…) já são RICAS EM BCAAs.
Inúmeros estudos que testaram a sua suplementação não viram efeito benéfico em dietas já adequadas em proteínas. A suplementação só funciona em casos extremos de baixo consumo de proteína animal ou em longos períodos de jejum e restrição calórica.
Então se eu faço jejum o BCAA é uma boa nutri?
Também não. Quando se suplementa BCAA em jejum existem trabalhos que demonstram aumento de síntese proteica significante, o problema é que também conseguimos esse mesmo resultado quando suplementamos Whey ou até mesmo Maltodextrina – ou seja qualquer coisa que te tire do jejum 😒
Conclusão
A maioria dos estudos que mostram efeito benéfico da suplementação de BCAA são feitos em situações irreais de restrição proteica. Se você consome uma boa quantidade de proteína animal você não terá nenhum efeito com essa suplementação. Em caso de veganos e vegetarianos a suplementação pode ser avaliada.
Mas nutri, como eu sei se consumo a quantidade certa de proteínas?
Através de um bom acompanhamento nutricional 👆🏼. Melhor investir em um bom profissional da nutrição, que irá corrigir uma possível deficiência de sua alimentação do que continuar gastando com suplementos que não funcionam, não acha?
E você? Já acreditou nesse suplemento? Me mandem sugestões de suplementos para os próximos posts 😉