-Não consigo emagrecer! Isso é o desespero para muitas pessoas que chegam em meu consultório. Os pacientes relatam terem feito de tudo e mesmo assim não conseguem emagrecer. Muitos dizem até que antigamente era mais fácil controlar o peso, fechavam a boca por um tempo, o peso baixava, depois voltavam a ganhar peso. E isso se repetia diversas vezes, até que as mesmas estratégias pararam de funcionar.
O que aconteceu? Após fazer uma dieta para perda de peso, nosso corpo pode sofrer a chamada “termogênese adaptativa” – um processo em que nosso metabolismo (gasto energético diário) diminui. Quanto mais restritiva a dieta maior a intensidade desse processo. Para alguém que se sujeitou a diversas dietas restritivas, isso pode significar um grande impacto no metabolismo! Aquela história de mesmo comendo tão pouco, a pessoa não consegue emagrecer, cada vez mais comum hoje em dia.
O que fazer para solucionar? Primeiro de tudo é esquecer as dietas restritivas! A solução é comer mais, não menos! Como assim nutri? Quero emagrecer e tenho que comer mais? Sim!! Isso pode não levar a perda de peso em um primeiro momento, mas vai ajudar a restabelecer o seu metabolismo. Comer mais do que? Principalmente vegetais, frutas, proteínas e carboidratos bons! Aquela alimentação de qualidade que sempre falamos por aqui 😉
Além da alimentação, é importante focar em aumentar o gasto energético diário e isso se faz através da atividade física! Se envolver em um bom programa de treinamento, vai fazer toda a diferença nos resultados.
E por último, é importante mudar a cabeça de uma vez por todas. Emagrecimento sustentável se atinge através de mudanças de HÁBITOS. São mudanças que devem ser implementadas e devem persistir pelo resto de sua vida. Esquecer aquela história de emagrecer rápido para o casamento da amiga, para a viagem para a praia, para o verão…. Isso só faz você tomar medidas extremas que vão prejudicar cada vez mais seu metabolismo!
Se identificou com esse texto? Procure um BOM nutricionista para te ajudar dessa vez 😉.