O “mundo fitness” está cheio de armadilhas – suplementos que não servem para nada, alimentos fit que de fit não tem nada, tratamentos caríssimos que prometem resultados milagrosos… Diversos mitos da dieta, aprenda a evitar as pegadinhas da alimentação saudável
Sucos detox
Um daqueles mitos da dieta que muita gente ainda acredita.
Não existe detox! Dieta detox, suco, chá… nada disso é verdade! Nosso corpo é capaz de se desintoxicar sozinho. Sim, precisamos de alguns nutrientes para isso, mas eles são conseguidos facilmente pela alimentação. Não há necessidade nenhuma de investir em sucos, chás ou suplementos para essa finalidade.
Dieta Alcalina
Ainda tem gente que acredita que é possível alcalinizar o sangue, mas saiba que isso é impossível!
Nosso corpo tem um controle muito preciso de nosso pH sanguíneo. Pequenas mudanças no pH sanguíneo provocam reações para corrigi-las. Então não, você não precisa investir em água alcalina, fuja de quem propaga esse mito da dieta!
Low Carb ou Zero Carbo para emagrecer
Chega de acreditar nessa história que o carboidrato é o vilão da perda de peso!
Não adianta nada trocar todo o carboidrato da dieta por gordura e esperar que isso levará a perda de peso.
O que emagrece é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que consome! Então para emagrecer não é obrigatório a exclusão do carboidrato da dieta, basta que a alimentação como um todo esteja ajustada para promover restrição calórica!
Aeróbico é essencial para perda de peso
Acabamos de falar no tópico anterior que para emagrecer precisa-se de déficit calórico. Então qualquer exercício que promova um grande gasto de calorias auxiliará no emagrecimento, se a dieta estiver controlada!
Pode ser musculação, pode ser crossfit, pode ser hiit… Então não, o aeróbico não é essencial.
Ouviu falar de aeróbico em jejum? Correr para suar? Já sabe que eles são mitos da dieta 😉
Suplementos termogênicos
Existem compostos dos alimentos que aumentam a termogênese, ou seja, fazem nosso corpo gastar mais calorias aumentando a produção de calor. O problema é que esse aumento no gasto calórico é na maioria das vezes muito pequeno e irrelevante para promover emagrecimento. Comprar esses suplementos muito provavelmente só vai te deixar mais pobre e não mais magro.
Suplementos para aumentar a testosterona
Nenhum suplemento tem essa capacidade! ZMA, Tribulus Terrestris, Maca Peruana… Se você quer ganhar massa muscular saiba que o segredo está na dieta e treino, nenhum suplemento vai aumentar sua concentração de testosterona e fazer você ter mais resultado!
Produtos Glúten Free, Lacfree…
O mercado está cheio de bolinhos, bolachas, doces sem glúten e sem lactose e muita gente gasta com esses produtos achando que eles são mais saudáveis do que as versões tradicionais. O problema é que a grande maioria deles são ricos em açúcar e gordura do mesmo jeito! Esses produtos não são saudáveis, eles são indicados para quem realmente tem intolerância a esses nutrientes, mas de emagrecedores e fit não têm nada!
Sal do Himalaia, sal marinho
Sal é sal gente! Não precisa gastar com sal mais caro não, somente porque ele tem mais minerais! Considerando a quantidade de sal que usamos, essa diferença nos minerais é irrisória, então vai no sal comum mesmo que você vai economizar muito mais, é só maneirar nas quantidades.
Definitivamente, precisamos parar de acreditar nos milagres que o mercado fitness tanto propaga por aí. O simples funciona, comida, treino, alguns suplementos pontuais (já falei por aqui como reconhecer suplementos que não funcionam)… Agora que você não vai mais cair nas pegadinhas da dieta, aproveita o dinheiro que você vai economizar e invista em um BOM nutricionista esportivo para te orientar! Tenho certeza que o retorno vai ser muito mais satisfatório 😉