Com a evolução de alguns procedimentos pecuários, os frangos atualmente atingem o tamanho para o abate muito mais rápido do que antigamente, alcançando 3kg em aproximadamente 40 dias. Com isso surgiu “a lenda” que os frangos recebem “hormônios” para crescerem mais rápido.
Lenda sim, pois desde 2004 existe uma lei do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que proíbe a administração, por qualquer meio, de hormônios com o objetivo de estimular o crescimento na produção de aves. Sem contar que o uso de hormônios na criação de aves não é economicamente viável, o que tornaria o produto extremamente caro.
Mas como, então, as aves crescem mais rápido do que antigamente?
Através de melhoramento genético. As melhores aves, maiores e mais pesadas, são selecionadas ano após ano para reprodução, gerando descendentes que crescem cada vez mais rápido. Então não, não tem nada de artificial nesse processo. A evolução dos antibióticos e medicamentos para o controle de doenças das aves também contribui para essa evolução.
Então chega de espalhar mitos por aí! Não, o frango não é “cheio de hormônios”. Simplesmente a evolução das técnicas agropecuárias que permite isso 😉 Se você não come frango por crença, religião ou direitos dos animais, essa é uma opção sua. Só não vale espalhar mentiras para defender a sua causa.