A dieta alcalina baseia-se na ideia que nossos hábitos modernos de alimentação tem a capacidade de acidificar o nosso sangue e que isso provocaria uma maior incidência de doenças como câncer, osteoporose e doenças do coração. Para corrigir isso uma dieta que alcaliniza o sangue (aumenta o pH) seria necessária. Mas será que isso é verdade?
Mecanismos de controle do pH
Primeiro precisamos entender como funciona o nosso pH sanguíneo. O pH do nosso sangue varia entre 7,35 a 7,45, ou seja, é levemente alcalino. A moda (antiga mais que ainda persiste) diz que alguns alimentos podem acidificar nosso sangue e que isso seria ruim para saúde, enquanto o caminho para a longevidade seria a dieta alcalina. Mas isso não é verdade! Nosso corpo tem um sistema de tamponamento (controle do pH) muito eficiente e qualquer alteração do pH é corrigida. Por tanto, não é possível nem alcalinizar, nem acidificar o nosso sangue.
Se nosso pH variasse muito, tanto para mais quanto para menos, o resultado disso seria a morte! Isso pode acontecer em caso de doença renal grave, complicações do diabetes ou em casos em que a pessoa pare de respirar – todas situações gravíssimas onde se não houver intervenção médica imediata o resultado seria morte.
O que a ciência diz
Um estudo (referências ao final do texto) mostrou que esse tipo de dieta não consegue alterar o pH do nosso sangue de forma significante – mas pode-se alterar o pH urinário. Mas isso não trouxe benefícios em relação a saúde óssea. Outro estudo não mostrou redução nos riscos de câncer com a adoção dessa dieta.
Nosso corpo tem mecanismos para controlar o pH, nossos pulmões, rins e sistema tampão por tanto não é possível aumentar ou reduzir o pH do nosso sangue, a não ser que haja algum problema com esses sistemas e isso poderia levar à morte.
Conclusão:
A dieta alcalina estimula um consumo maior de vegetais e menor consumo de alimentos industrializados, o que condiz com as diretrizes de alimentação saudável! Então esses hábitos devem sim ser incluídos em sua rotina, não para alcalinizar seu sangue, mas porque são recomendações para uma vida mais saudável.
Agora a dieta alcalina também promove a exclusão de certos alimentos e isso não é saudável nem justificado. Também não existe nenhuma comprovação científica que você só deve consumir água com pH alcalino, portanto essas recomendações devem ser desencorajadas.
Uma dieta saudável e equilibrada é o caminho para uma vida mais saudável, não há necessidade para soluções mirabolantes e exclusão de alimentos que são saudáveis 😉
Referências
1- Diet acids and alkalis influence calcium retention in bone
2- Causal assessment of dietary acid load and bone disease: a systematic review & meta-analysis applying Hill’s epidemiologic criteria for causality
3- Evidence does not support the alkaline diet.
4- Systematic review of the association between dietary acid load, alkaline water and cancer.