Parece óbvio mas não é. Ainda têm muita gente que confunde as diferenças entre perder peso e emagrecer e não entende como esse processo ocorre.
Subir na balança e ver esse número diminuir pode não significar que você esteja emagrecendo. Você pode estar perdendo massa magra (músculo ou água por exemplo). Também é possível emagrecer ganhando peso (se você aumentar a quantidade de massa magra). OU SEJA emagrecer não tem a ver com o peso e sim com DIMINUIR a porcentagem de GORDURA CORPORAL.
Para reduzir gordura corporal tem que ter queima dessa gordura em forma de energia, então também é importante entender as etapas para esse processo ocorrer:
Como ocorre o emagrecimento
- Mobilização da gordura estocada no tecido adiposo
- Transporte da gordura pela corrente sanguínea
- Captação da gordura pelo músculo
- Uso da gordura para produção de energia
TODAS essas etapas têm que ocorrer para você ter perda de gordura.
Saber disso pode te ajudar a fugir da maioria das armadilhas que são os serviços e produtos que prometem emagrecimento. Ex:
- Chás diuréticos, drenagem linfática, sauna, aeróbico vestido com agasalho escuro… Tudo isso pode promover a perda de peso através da perda de ÁGUA corporal (aumentando sua eliminação pelo suor ou urina) – NÃO É EMAGRECIMENTO.
- Procedimentos estéticos que prometem a quebra da gordura através de laser, ultrassom, frio, injeções, etc. – Promovem a liberação da gordura estocada no tecido adiposo para a corrente sanguínea, mas não promovem as outras etapas, ou seja a gordura cai no sangue e é levada para ser estocada em outro local, não há aumento da oxidação de gordura – NÃO É EMAGRECIMENTO.
- Já vi alguns anúncios prometendo eliminação da gordura pela urina e pelo suor – ISSO NÃO EXISTE só se perde gordura se a gente queimar em forma de energia.
Sabendo tudo isso agora você não vai mais gastar dinheiro com serviços que prometem milagres e não entregam resultados e vai focar no que realmente funciona! Conta pra gente se você já caiu em uma dessas armadilhas 👇