Chás e suplementos herbais: naturais, portanto, seguros?

Cada dia está mais comum o uso de suplementos naturais, sejam manipulados, chás ou nos produtos herbais prontos feitos pela indústria. Às vezes tomado por conta própria ou porque o médico ou nutricionista indicou, mas não é porque um composto é “natural”, “herbal” ou “fitoterápico” que ele é livre de efeitos colaterais.

EFEITOS COLATERAIS:

Como o uso indiscriminado desses produtos vem aumentando, também cresce na mesma proporção o número de casos de danos ao fígado provocados por eles – esses danos variam desde pequenas alterações nas enzimas hepáticas, hepatite aguda, esteatose, necrose hepática, até falência hepática e necessidade de transplante!

Embora algumas ervas já terem sido bem associadas aos danos hepáticos, em outros casos não é possível atribuir a causa a um composto específico. Primeiro porque o paciente pode estar fazendo o uso de várias substâncias aos mesmo tempo (manipulados, por exemplo) e segundo por conta da falha na identificação dos compostos nos produtos, pois não há uma nomenclatura padrão quando se refere a fitoterápicos.

O que é bem claro é que essa classe tem o segundo lugar de maior causadora de danos hepáticos induzido por medicamentos! Na maioria das vezes os benefícios atribuídos a essas ervas e compostos são pouco claros na literatura e, muitas vezes, somente comprovados em ratos ou in vitro. Dessa forma, em muitos casos não vale o risco do uso – já que seus benefícios não são claros e sua segurança é controversa.

O consumo MODERADO de chás feito em casa em infusão, aproximadamente 3 xícaras ao dia, dificilmente provocará algum efeito colateral (também não trará milagre algum quando se pensa em emagrecimento, metabolismo, imunidade…).

O problema está em consumir LITROS de chás, chás industrializados (onde não se sabe as quantidades de fitoquímicos nas doses), manipulados e suplementos herbais… esperando que isso fará algum milagre na perda de peso, pois o risco do dano hepático é muito maior! 😉

REFERÊNCIAS:

Herbal hepatotoxicity: a hidden epidemic – DOI 10.1007/s11739-012-0777-x
Herbal Hepatotoxicit: DOI 10.1055/s-2002-30104