Alimentação para o controle de espinhas

A saúde da pele pode ser influenciada por diversas coisas e a alimentação pode ser uma delas. Então se você sofre com as espinhas, atente-se para essas questões.

Consumo de carboidratos simples:

Os carboidratos refinados, farinhas brancas e os açúcares são os principais “vilões” da dieta quanto pensamos em controle da acne. Reduza ao máximo esses alimentos de sua rotina, deixando-os como exceção. Vale lembrar que a maioria dos produtos industrializados contém esses alimentos como ingrediente, por tanto fique sempre de olho nos rótulos.

Leite e derivados:

Existe a associação da piora dos quadros de acne pelo consumo de laticínios. Essa relação pode ser causada tanto pela proteína do leite, como pelo carboidrato, então não adianta migrar para produtos zero lactose. O ideal é testar, reduzindo esse grupo para ver se ocorre alguma melhora da pele.

Whey Protein:

Essa proteína também pode piorar o aparecimento das espinhas. Se você viu piora da acne quando começou a utiliza-la pode ser necessário optar por outro suplemento proteico – converse com seu nutricionista.

Gorduras:

Algumas pessoas também percebem que o número de espinhas aumenta quando se consome maior quantidade de alguns tipos de gorduras – como castanhas, pasta de amendoim, etc. Também é importante observar sua reação a esses tipos de alimentos.

Conclusão:

O primeiro passo, antes de pensar em excluir leite ou as gorduras saudáveis da alimentação, é melhorar a qualidade da dieta como um todo! Reduza os industrializados, o açúcar e refinados, aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes e hidrate-se! Se você já faz tudo isso e ainda sim não viu melhora da pele, pode ser válido testar a relação com os outros alimentos. Lembrando que toda mudança alimentar deve ser acompanhada por um profissional.

Se já toma esses cuidados com a alimentação, também é importante avaliar outros fatores – por isso é de extrema importância estar em acompanhamento com um dermatologista 😉