Quando o assunto é emagrecimento, todo mundo tem uma opinião sobre o que funciona realmente. Mas saiba que algumas coisas podem prejudicar mais do que ajudar. Fique atento e evite esses 10 erros que não te deixam emagrecer!
1 – Dietas extremamente restritivas
Ninguém consegue viver muito tempo em privação! Se a dieta é restritiva de mais, provavelmente ela não vai durar. E não adianta emagrecer com uma dieta que você não vai conseguir sustentar, certo? Além disso a restrição em excesso também pode fazer seu metabolismo ficar mais lento. Pode ser até possível perder um pouco de peso no início da dieta, mas depois ficará cada vez mais difícil perder peso.
2 – Pular refeições
Se você tem um plano alimentar, siga o plano. Pular refeições não vai te fazer emagrecer mais. Pelo contrário, pode te deixar com mais fome e fazer você “compensar” na refeição seguinte. Essa prática também pode fazer você se permitir “beliscar” mais fora de hora e até exceder no consumo de calorias.
3 – Traçar metas impossíveis
Emagrecer requer paciência. A maioria das pessoas demoram anos para ganhar 30 quilos, mas depois querem perder tudo em 3 meses. Esqueça, não é assim que funciona. Se proponha metas reais, possíveis de serem atingidas. Na verdade, mais interessante do que colocar metas atreladas ao peso, faça-as baseadas em mudanças de hábito! O peso será uma consequência do seu esforço 😉
4- Não entrar em déficit energético
Com a divulgação de diversos modismos por aí, muitas pessoas acham que basta cortar alguns alimentos que irão emagrecer. O vilão da vez é o carboidrato, então corta-se o pão, as massas, o açúcar, o arroz… Mas permite-se as gorduras, então aumenta-se o consumo de bacon, manteiga, óleo de coco, castanhas e abacate. O resultado disso? Depende. Se você fizer essas trocas e estiver gastando mais calorias do que comendo, pode conseguir emagrecer. Se fizer essas trocas e não entrar em déficit energético, nada adianta. O segredo do emagrecimento não é ter mais ou menos de determinado grupo alimentar e sim conseguir estabelecer o déficit calórico.
5 – Dormir mal
Alguns trabalhos já demonstram a relação de má qualidade do sono e excesso de peso. Pessoas que dormem mal ou pouco consomem mais calorias ao longo do dia e tem piores escolhas alimentares. O perfil hormonal resultante da falta de descanso também prejudica o emagrecimento.
6 – Dar mais importância ao peso do que a composição corporal
Perder peso é diferente de emagrecer. Emagrecer é perder gordura, o que não necessariamente pode refletir em menor peso na balança. Se você ganhar massa magra e perder gordura, seu peso pode continuar igual ou até aumentar, mas se diminuiu gordura você emagreceu. Algumas estratégias de perda de peso, como uso de chás, saunas, dietas líquidas… fazem você eliminar mais água. O número da balança pode até ter diminuído, mas se não perdeu gordura, esqueça. Então pare de se preocupar com o número e repare mais em sua composição corporal.
7 – Não procurar ajuda profissional
Fugir dos modismos, dos suplementos desnecessários, dos treinos de 3 minutos vendidos online, está cada vez mais difícil. Então para fugir das armadilhas encontradas por aí, procure uma ajuda profissional capacitada para te ajudar a emagrecer de vez. Se você não tem nenhum problema de saúde, um nutricionista e um professor de educação física são as melhores opções para te orientar.
8 – Exagerar aos finais de semana
As vezes fazemos tudo certinho durante a semana mas mesmo assim não conseguimos emagrecer, porque será? Se você exagera aos finais de semana, aí pode estar seu erro. Não adianta nada conseguir promover a restrição calórica durante o dia a dia, se você compensa tudo no fim de semana. Fim de semana não é carta branca para comer desregrado de sexta a noite a domingo a noite. Tente manter a maioria das refeições igual a dieta da semana e escolha uma ou duas refeições para sair da rotina, porém sem exageros.
9 – Exagerar nos doces fit, receitas fit, produtinhos fit…
A internet está cheia de versões de receitas ou produtos menos calóricos que a versão convencional… E saber que tem menos calorias, ou menos açúcar, da a sensação para algumas pessoas de que pode ser consumido à vontade! Mas cuidado. Não é porque é fit que não engorda… Consumir em excesso, mesmo que seja um alimentos saudável, pode levar a um acréscimo nas calorias do dia e por consequência engordar! O segredo é moderação.
10 – Relaxar depois de atingir o peso desejado.
Fez tudo certinho, exercício, dieta e conseguiu emagrecer… E agora? Ahhh agora que posso comer o que eu quiser! Agora posso parar de treinar, posso voltar a comer doce, tomar cerveja… Vixi e o peso volta a aumentar. Quem nunca? Atingiu o peso desejado? Os hábitos novos devem ser mantidos! Alimentação saudável e exercício físico é para a vida toda. As chances de quem emagreceu voltar a engordar são altíssimas, então sem descuidos 😉
Agora que você já sabe os principais erros cometidos por quem quer emagrecer, já tem como fugir deles esse ano e começar 2019 de uma forma diferente! Ficou alguma dúvida? Comente ou escreve para mim que tento esclarecer 🙂