proteina-faz-mal
Emagrecimento | Hipertrofia2 min de Leitura

Proteína faz mal para o rim?

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 09/08/2016

Muita gente ainda acredita que proteína faz mal para o rim. Hoje vamos desmistificar esse assunto!

CONSUMIR MUITA PROTEÍNA FAZ MAL?

É engraçado como alguns mitos da nutrição persistem ao longo do tempo. Esse de que a proteína faz mal para o rim é  antigo mas ainda tem muita gente com essa crença.

Diversos estudos já demonstraram que dietas com alto teor de proteínas não prejudicam a função renal. Na verdade estão associadas a benefícios para a saúde e menor quantidade de gordura corporal (Sim!)

PROTEÍNAS E EMAGRECIMENTO

Também já foi demonstrado que em dietas para emagrecimento, mais importante do que o baixo consumo de carboidratos é o alto consumo de proteínas.

Então para você que está tentando emagrecer: Não adianta trocar o café da manhã por suco verde; Deixar de jantar para comer frutas; Fazer lanches baseados em frutas ou gorduras boas e esquecer de consumir proteínas nas refeições!

Portanto, incluir proteínas em todas as suas refeições (dependendo do número de refeições que você faz no dia) pode ser uma boa estratégia e não, isso não irá prejudicar a sua função renal!

PROTEÍNAS E GANHO DE MASSA MAGRA

Para o ganho de massa magra, uma dieta ajustada em proteínas também é fundamental. A proteína poder ser obtida através de alimentos ou suplementação, em nenhuma situação ela fará mal para seus rins.

Talvez aqui se tenha dado a origem do mito. Como muitos fisiculturistas fazem dietas riquíssimas em proteínas e muitos tiveram problemas renais, as pessoas chegaram a essa conclusão. Mas vale lembrar que fisiculturistas também utilizam uma série de substâncias ilícitas para o ganho de massa magra, como hormônios, e esses sim fazem mal a saúde renal.

Então o problema não é e nunca foi a dieta rica em proteína!

PESSOAS COM DOENÇAS RENAIS

Nos casos acima, estamos falando de pessoas saudáveis. Para pessoas com doenças renais já estabelecidas, o consumo proteico deve sim ser controlado. Nesses casos, siga as recomendações de seu médico e nutricionista.

CONCLUSÃO

Concluímos que dietas ricas em proteínas não fazem mal para a saúde renal e, pelo contrário, podem até trazer benefícios a saúde. Para dietas de emagrecimento e de ganho de massa magra, o consumo desse nutriente é fundamental!

✋🏼Agora não adianta comer quantidades absurdas de proteínas, isso também não trará nenhum benefício. Procure um bom nutricionista esportivo para adequar a quantidade desse nutriente em sua dieta 😉

Quer saber mais sobre as proteínas? Veja: 13 dicas sobre o consumo de proteínas

Deixe Seu Comentário

2 Comentários

  1. Silvana

    Me desculpe mas estudos científicos comprovam sim que o excesso de proteína faz mal ao rim, comprovado pelos melhores nefrologistas do mundo, principalmente se a pessoa já tem algum comprometimento renal.

    Responder
    • carolinaragugnetti

      Bom dia Silvana, obrigada pelo comentário. Estou me referindo a pessoas saudáveis. Existem diversos trabalhos que não mostram prejuízos à função renal quando pessoas saudáveis consomem uma dieta rica em proteínas.
      Não se aplica a pessoas com doenças renais.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...