lowcarb-ou-carbofobia
Emagrecimento2 min de Leitura

Low-Carb ou Carbofobia? Entenda a diferença!

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 13/09/2017

A LOW-CARB é uma dieta definida por um consumo de carboidrato menor de 130g ou até 45% das calorias diárias. É uma das estratégias quando pensamos em emagrecimento e bem planejada pode trazer resultados significantes. Porém, o que vemos por aí é uma distorção da Low-Carb, dietas com menos de 30g de carboidrato por dia e medo de consumir frutas, grãos e cereais integrais.

Os Instagrams de blogueiras, musas fitness e afins ajudam a propagar essa CARBOFOBIA, compartilhando cada vez mais receitas e dicas “low-carb”. É pão low-carb pra cá, bolo low-carb pra lá, macarrão de pupunha ou abobrinha, fruta só se for as berries, banana é pecado até! Você consegue entender que não existe receita low-carb? O que vai determinar se a estratégia é low-carb ou não é o seu consumo de carboidratos diário e não uma refeição ou alimento isolado!

Dieta Low-Carb “de verdade”

Quando falamos de Low-Carb de verdade, 130g de carboidratos significa um consumo diário desse nutriente muito maior do que muitos imaginam. Vamos fazer as contas do que seria possível consumir em um dia para atingir essa quantidade de carboidratos?

  • 1 fatia de pão integral no café da manhã (15g de Carb);
  • 80g de batata doce no almoço (15g);
  • 80g de arroz integral no jantar (20g);
  • 1 banana (15g) no café da manhã;
  • 100g de abacaxi (15g) de sobremesa do almoço;
  • 100g de manga (20g) no lanche da tarde;
  • 1 copo de leite no café da manhã (10g);
  • 1 iogurte no lanche da tarde (10g);

Com tudo isso totalizamos 120g de carboidratos. Se somarmos o carboidrato presente nos vegetais que consumiremos ao longo do dia chegaremos nos 130g recomendados.

E aí, quem consome tudo isso de carboidratos em um dia? Como a CARBOFOBIA é tão divulgada, a primeira coisa que as pessoas fazem quando querem emagrecer é cortar o pão do café da manhã e consumir somente grelhado e salada no almoço e jantar. Se a gente for calcular, isso faz o consumo de carboidratos cair para perto de 30g, muito mais um NO-CARB do que low-carb.

Consequências da Carbofobia

Mas nutri, qual é o problema de consumir tão pouco carboidrato? A maioria dos trabalhos não mostra vantagem para o emagrecimento ao se reduzir o consumo de carboidratos tão severamente pois, a longo prazo, nosso corpo desenvolverá adaptações para se preservar. Além disso, uma dieta restritiva tem maior taxa de desistência e maior chance de gerar episódios de compulsão. Sabe aquela história de começar a dieta na segunda e na quinta já ter desistido? Ou aquela de passar a semana toda em restrição mas no fim‑de‑semana se entupir de doces, massas, etc? Então!

Por isso, muita atenção! Antes de qualquer mudança alimentar procure um bom nutricionista. Copiar dietas de Instagram pode estar te deixando mais longe de seus objetivos.

Deixe Seu Comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...