trabalho-sentado
Saúde3 min de Leitura

Você trabalha sentado?

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 11/10/2017

Você trabalha sentado o dia todo? Você sabia que o tempo que você passa sentado por dia pode aumentar o risco de doenças cardíacas e mortalidade?

Estudos científicos que demonstram essa relação.

Em 1953 foi publicado um dos primeiros trabalhos que fez essa associação. Morris et. al demostrou que motoristas de ônibus da Inglaterra (dia todo sentado) tinham maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares e morrer por conta disso do que os cobradores que trabalhavam nos mesmos ônibus (dia todo andando, recolhendo as passagens).

Uma meta-analise de 2009 demostrou que o risco de morte pode ser dose dependente ao tempo sentado. Os participantes do estudo foram divididos em 5 faixas de tempo gasto sentado por dia. Quanto maior o tempo gasto sentado em um dia maior foi o risco de mortalidade. Essa relação foi mantida mesmo quando eram consideradas a ausência ou presença de outros fatores de risco como faixa do IMC, idade, fumo e atividade física. Ou seja, mesmo se você faz atividade física todos os dias, passar muito tempo sentado no restante do dia ainda aumenta o seu risco de morte! Os maiores riscos foram encontrados em obesos que passavam quase todo o dia sentados.

Em uma outra meta-analise de 2013 com dados de mais de 595 mil adultos demonstrou-se que pessoas que ficam sentadas por mais de 10h/dia têm um risco aumentado de morte de 52%! Quando consideramos uma pessoa que gasta 1h para ir + 1 h para voltar do trabalho de carro e que trabalha 8h por dia em um computador, vemos que não é assim tão incomum atingir esse tempo sentado.

E você? Já parou para pensar quanto tempo do seu dia você passa sentado? Como você pode mudar esse cenário? Para quem trabalha em escritório e na frente de um computador, parece ser difícil contornar essa situação.

Como minimizar esses riscos?

Em 2015 foi publicado no British Journal of Medicine um guia para estimular que se passe menos tempo em trabalho sedentário. A recomendação principal para quem trabalha sentado o dia inteiro é acumular no mínimo 2 horas por dia de tempo gasto em pé ou em caminhadas leves, com progressão para que se atinja 4 horas por dia. Pequenas mudanças no seu dia a dia podem te ajudar a atingir essas recomendações:

Para quem usa transporte público para ir ao trabalho, procure ir em pé durante o trajeto.

Evite escadas rolantes e elevadores durante o dia de trabalho.

Coloque um despertador de hora em hora. Se levante e vá buscar uma água ou um café. Além de te ajudar a se manter hidratado, existem estudos que demostram que pequenas pausas no tempo sentado já ajudam a diminuir os riscos.

Se precisar conversar com algum colega de trabalho, em vez de chamá-lo para um café chame-o para uma caminhada.

Gaste parte da sua hora de almoço caminhando.

Depois de passar o dia todo sentado no trabalho, evite fazer o mesmo ao chegar em casa. Se envolva em atividades leves como arrumar a casa, brincar com os filhos, passear com o cachorro… Fuja da televisão e de mais tempo no computador!

Mas fique tranquilo. Quando falamos de doenças  como diabetes, cardiovasculares e obesidade, são diversos os fatores de risco envolvidos. Se você trabalha sentado e esse é um fator que você não consegue mudar, trabalhe para eliminar outros fatores de risco como a alimentação, atividade física, controle do peso, fumo, etc.

Portanto, procure mudar aos poucos! Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer bastante diferença ao longo dos anos.

Deixe Seu Comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...