porque-estamos-engordando-cada-vez-mais
Saúde3 min de Leitura

Por que estamos engordando cada vez mais?

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 31/01/2019

Não é nenhuma novidade que a população mundial vem engordando cada vez mais ao longo do tempo. Pessoas com  sobrepeso e obesidade já são a maioria, ultrapassando 60% da população no Brasil. Muitos tentam indicar os “culpados” por essa epidemia da obesidade, mas de verdade o que mudou em nossos hábitos que nos fez chegar nesse cenário?

Balanço Energético

Simplificando, engordamos quando temos um “superávit calórico”, ou seja, quando comemos mais calorias do que gastamos constantemente. Esse balanço energético positivo, nos faz guardar o excesso de energia consumido na forma de gordura.

Se queremos perder peso, devemos fazer o contrário. A meta é promover um balanço energético negativo, onde se gasta mais calorias do que se consome. Dessa forma, tempos dois “campos de ação” quando o assunto é perder peso. Podemos aumentar nosso gasto calórico e podemos reduzir nosso consumo calórico, tudo isso visando o déficit.

O problema é que ao longo dos anos, com as mudanças de nossos hábitos alimentares e rotina de trabalho e atividade física, nós fomos fazendo justamente o oposto!

Gasto Calórico

Antigamente, as pessoas andavam mais, faziam atividades laborais mais vigorosas e, portanto, gastavam muito mais calorias. Os trabalhos manuais eram predominantes e não havia as facilidades do mundo moderno.

Já nos dias de hoje, com controles remotos, computadores, carros, aplicativos e smartphones, o perfil de atividade mudou! Passamos quase o dia todo sentados em frente a um computador, nos deslocamos de carro, temos acesso a qualquer tipo de alimento à um “clique” de distância. Praticamente não gastamos mais calorias em nossas atividades.

Consumo Calórico

Já em relação a nossa alimentação, estamos ingerindo cada vez mais calorias! A praticidade na hora de se alimentar se tornou uma necessidade, dando espaço para a indústria de alimentos nos fornecer a maioria de nossas refeições. Alimentos industrializados são riquíssimos em gordura, açúcar e pobres em valor nutricional e a troca da alimentação natural por esses produtos nos vez aumentar nossa ingestão calórica consideravelmente.

Um outro problema são os tamanhos das porções. Embalagens cada vez maiores nos são oferecidas, em restaurantes, no supermercado e nos fast foods. Nossas louças também aumentaram, pratos, tigelas e canecas “jumbo” substituíram as de tamanhos convencionais. Diversos trabalhos tem mostrado que a oferta de alimentos em maiores quantidades nos faz consumir mais, sim.

Conclusão

A obesidade e o sobrepeso é um problema populacional. Antes de tentar apontar um só culpado, como o açúcar, o carboidrato ou o fato de ter uma genética “ruim”, é preciso avaliar o ambiente em que vivemos e como isso influencia o nosso comportamento alimentar e de atividades físicas. Buscar alternativas sustentáveis que nos ajudem a superar essas “dificuldades” impostas pela sociedade e pela vida moderna, são fundamentais e muito mais efetivas do que somente implementar uma “dieta da moda”.

Deixe Seu Comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...