Saúde1 min de Leitura

Dieta sem glúten pode fazer mal?

Por Carolina Ragugnetti

Por Carolina Ragugnetti

Postado em 20/09/2017

Apesar de não ser nenhuma novidade, a dieta sem glúten continua divulgada por diversos profissionais, livros e mídias como uma solução para perda de peso e cura para diversas doenças e dores. Já discutimos como a exclusão do glúten da alimentação de pessoas saudáveis não traz nenhum benefício. Mas será que essa prática faz mal?

Riscos

Um estudo publicado em março desse ano associou as dietas sem glúten com um maior risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2. Outro trabalho publicado em maio (2017) concluiu que cortar o glúten da dieta pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Esses riscos aumentam pois para excluir o glúten da dieta as pessoas deixam de consumir cereais integrais, um protetor para o desenvolvimento dessas doenças. Além disso, produtos glúten-free na maioria das vezes possuem menos fibras e micronutrientes, tornando-os menos nutritivos apesar de serem bem mais caros.

$$$

Mas se as dietas sem glúten fazem mal e os produtos sem glúten são mais caros e piores, porque tem tanta gente divulgando e adotando esses produtos e práticas? 

Porque isso dá DINHEIRO! Uma pesquisa avaliou que de 2013 para 2015 o mercado de alimentos sem glúten passou a valer de 3,8 para 4,6 bilhões de dólares – a projeção é que em 2020 estará valendo 7,6 bilhões!

Portanto cuidado ao seguir dietas da moda, a dica da blogueira e afins. Além de gastar mais, você também poderá prejudicar a sua saúde a longo prazo!

Deixe Seu Comentário

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue Lendo

Para que serve arginina?

Para que serve arginina?

Você saber para que serve Arginina? Como os BCAAs, a Arginina é um aminoácido que também é muito utilizado como suplemento. Pode ser prescrita de forma...

Cafeína, para que serve?

Cafeína, para que serve?

Já existem muitas pesquisas para demonstrar os efeitos da cafeína no desempenho esportivo. Exercícios de resistência, força, esportes coletivos... há pesquisa...

Saiba tudo sobre o BCAA

Saiba tudo sobre o BCAA

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto: O QUE SÃO OS BCAAS?...

Tudo sobre Whey Protein

Tudo sobre Whey Protein

Hoje vamos falar de um dos suplementos mais utilizados por praticantes de atividade física e atletas, o Whey Protein. O que é Whey Protein? Whey Protein é um...