Carregando...

Saiba tudo sobre o BCAA

6 de agosto de 2019 0
bcaa.jpg?fit=1200%2C797&ssl=1

Você quer saber tudo sobre o BCAA? Um dos suplementos mais utilizado em academias e praticantes de atividade física. Acompanhe esse posto:

O QUE SÃO OS BCAAS?

BCAA é a abreviatura para Branched Chain Amino Acid, ou aminoácidos de cadeia ramificada em português. É composto pela Valina, Isoleucina e Leucina, aminoácidos considerados essenciais por não serem produzidos em nosso organismo.

Os aminoácidos são as unidades que formam as proteínas, ou seja, cada proteína é formada por combinações diferentes dos aminoácidos existentes. São 20 os aminoácidos e destes 11 conseguimos produzir e 9 são necessários serem adquiridos através da alimentação.

QUAL A FUNÇÃO DOS BCAAS?

Nossos músculos são formados por diversos tipos de proteínas e essas são constituídas por aminoácidos, muitos deles os BCAAs. Além disso, a Leucina é um sinalizador para síntese proteica. Ou seja, esse aminoácido ativa a produção de proteína no músculo.

Sendo assim, muitos acreditam que suplementar BCAA é fundamental para ganhar massa magra ou para se recuperar de um treino. Só que não! Apesar de terem essa importante função, muitos não sabem que não é tão difícil assim consegui-los através da alimentação.

FONTES DE BCAA

Alimentos ricos em proteína, de origem animal são ricos em BCAAs. Ovos, carnes, frango, proteínas no leite, como o whey protein – são exemplos de alimentos ricos em BCAA.

Se você consumir proteína vinda desses alimentos, na quantidade ideal calculada pelo seu peso corporal, não existe a necessidade de suplementar BCAA. Isso porque a quantidade que você consome de BCAA por dia já estará adequada. A alimentação, nesses casos, naturalmente já fornece o que você precisa.

Mas e se eu suplementar BCAA mesmo assim?

Não há nenhuma evidência que comprove que mais BCAA é igual a mais ganho de massa magra, ou igual a mais recuperação muscular. Para esses objetivos você precisa da quantidade certa de BCAA, mais do que isso não trará efeito algum.

BCAA E JEJUM

Existem algumas pesquisas que mostram uma maior síntese de proteína muscular em quem suplementa BCAA em períodos de jejum prolongado. Ao comparar BCAA e nada, claro que o BCAA apresenta mais vantagem.

Porém, se você utilizar a dose correta de proteína, o efeito é maior. Isso porque a proteína traz, além desses 3 aminoácidos do BCAA, todos os outros necessários para a construção muscular! Até mesmo usar carboidrato nesses casos, fará esse efeito. Ou seja, qualquer coisa que te tire do jejum.

Por isso não tem muito sentido suplementar BCAA, nem em casos de jejum. O ideal seria uma refeição para te tirar do jejum, principalmente se considerarmos o custo do BCAA para o mesmo efeito.

CONCLUSÃO

Os estudos que mostram efeito benéfico da suplementação de BCAA, são feitos em situações de restrição proteica ou jejum. Nesses casos o ideal é ajustar o consumo proteico e energético e não suplementar BCAA.

Se você consome uma boa quantidade de proteína, de fontes animais, você já consome todo o BCAA que precisa.

Em caso de veganos e vegetarianos a suplementação pode ser avaliada, pois as proteínas animais não apresentam a mesma quantidade desses aminoácidos. Mas para isso é preciso avaliar a dieta como um todo.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. ROs campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


carol-logo-branco

Nutrição para melhora de desempenho esportivo, estética, saúde e bem estar.

Blog

Instagram

Facebook

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: (#10) This endpoint requires the 'manage_pages' permission or the 'Page Public Content Access' feature. Refer to https://developers.facebook.com/docs/apps/review/login-permissions#manage-pages and https://developers.facebook.com/docs/apps/review/feature#reference-PAGES_ACCESS for details.
Type: OAuthException
Code: 10
Please refer to our Error Message Reference.

Todos os direitos reservados © 2017. Desenvolvido por

Carranca Design