Carregando...

Usar beterraba pré treino?

23 de setembro de 2019 0
suplementos-de-nitrado-beterraba1.jpg?fit=765%2C365&ssl=1

Hoje falaremos sobre a beterraba pré treino. Um alimento rico em nitrato, que pode ajudar no desempenho esportivo através do aumento das concentrações de óxido nítrico e da sua função vasodilatadora.

Óxido Nítrico

O óxido nítrico é um gás produzido nas paredes de nossos vasos sanguíneos. Sua principal função é a vasodilatação dos vasos. No dia a dia essa função é importante para controlar a pressão arterial. No exercício a vasodilatação aumenta o aporte sanguíneo ao músculo, levando a uma maior oferta de nutrientes e oxigênio e consequente aumento de desempenho.

São precursores do óxido nítrico a arginina e a citrulina, porém comentei no último post como a suplementação desses aminoácidos falha em promover o aumento da vasodilatação e do desempenho.

O nitrato também pode ser convertido em óxido nítrico, por uma outra via.

Suplementação de Nitrato

Diferentemente do que visto com a citrulina e a arginina, a suplementação de nitrato consegue sim promover o aumento de óxido nítrico, de vasodilatação e de desempenho físico! Diversos estudos já comprovaram esse efeito.

Porém, para isso, precisamos de uma dose significante de nitrato! A maioria dos estudos utiliza o suco de beterraba como fonte. Aproximadamente 500ml. O problema é que dependendo da beterraba, da sazonalidade… é impossível saber as concentrações de nitrato exatas do suco quando fizermos em casa! As doses necessárias de nitrato variam de 310 a 560 mg. Já temos disponíveis alguns suplementos de beterraba em pó, que descrevem a quantidade presente de nitrato. Basta ajustar a porção para esses valores recomendados.

O protocolo de suplementação pode ser agudo, ou seja, tomado somente de 2 a 3h antes da prova ou treino em que se quer ter o benefício; ou pode ser adotado um protocolo de suplementação crônico, utilizando por no mínimo 5 a 8 dias de forma contínua. As doses para atletas de elite podem ser ainda maiores, chegando a 740mg de nitrato.

Portanto, a beterraba pré treino ainda é um suplemento que precisa ser bastante estudado para termos protocolos mais definidos. Mas acho interessante destacar que às vezes um alimento pode fazer as vezes de suplemento e ter resultados significantes. E aí, que tal incluir o suco de beterraba na sua rotina de alimentação?


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. ROs campos obrigatórios estão marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


carol-logo-branco

Nutrição para melhora de desempenho esportivo, estética, saúde e bem estar.

Blog

Instagram

Facebook

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: (#10) This endpoint requires the 'manage_pages' permission or the 'Page Public Content Access' feature. Refer to https://developers.facebook.com/docs/apps/review/login-permissions#manage-pages and https://developers.facebook.com/docs/apps/review/feature#reference-PAGES_ACCESS for details.
Type: OAuthException
Code: 10
Please refer to our Error Message Reference.

Todos os direitos reservados © 2017. Desenvolvido por

Carranca Design